REALIZADA SESSÃO MIRIM DO PROJETO JOVEM CIDADÃO

por Câmara publicado 14/09/2022 17h39, última modificação 14/09/2022 17h39

O Plenário Hélio José Oro vivenciou na terça-feira, dia 13 de setembro, uma aula prática de democracia, com a realização da Sessão Mirim da Câmara de Vereadores de Vanini. A atividade fez parte do projeto Jovem Cidadão, uma iniciativa dos poderes Executivo e Legislativo, com o apoio da E.E. Cônego Josué Bardin.

A sessão foi presidida pela vereadora Julia Deon, que solicitou à Secretária Aline Fiorelli a leitura dos seis pedidos de providências apresentados e, posteriormente, nas explicações pessoais, defendidos pelos parlamentares mirins. Confira:

- PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 001/2022: Requerem ver com o Poder Executivo e, juntamente com a Secretaria de Obras do município, a possibilidade da reforma geral da quadra de esportes da Escola Estadual Cônego Josué Bardin. Pedido apresentado pelas vereadoras Keli Zonta Vancini e Iara Decesare.

- PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 002/2022: Requer ver com o Poder Executivo e, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, a possibilidade de implementar uma política para controle de abandono de animais no município. Pedido apresentado pelo vereador Kauan Gentilini.

- PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 003/2022: Requer ver com o Poder Executivo e, juntamente com a Secretaria de Obras, a possibilidade da construção de proteção lateral na ponte localizada sobre o Rio Gramiamunha, próximo à propriedade de Jorge Cararo. Pedido apresentado pelo vereador Ricardo Benedetti.

- PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 004/2022: Requer ver com o Poder Executivo, a possibilidade de instalação de mais containers de recolhimento de lixo nas ruas da cidade, possibilitando maior comodidade para a comunidade. Pedido apresentado pela vereadora Aline Fiorelli.

- PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 005/2022: Requer ver com o Poder Executivo e, juntamente com a Secretaria de Administração do município, a possibilidade de construção de uma quadra pública para a prática de futebol sete. Pedido apresentado pela vereadora Letícia de Oliveira Decesare.

- PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 006/2022: Requer ver com o Poder Executivo a possibilidade de criação de um Fundo Municipal de Fomento ao Empreendedorismo, tendo como objetivo o surgimento de novos empreendimentos e a otimização dos pequenos negócios no município, especialmente na área de novas tecnologias. Pedido apresentado pela vereadora Samira Santos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ian Brescansin, ressaltou, no final da sessão, a importância do projeto Jovem Cidadão e agradeceu a presença dos vereadores, pais, professores e integrantes do projeto. “Nossos jovens estão fazendo a diferença no nosso município, mostrando que são capazes de auxiliar na construção de uma Vanini cada vez melhor”, afirma o presidente.

Na oportunidade, o jornalista Jair Pedroso destacou que mais ações serão realizadas até o final do ano. “As solicitações agora serão encaminhadas ao Poder Executivo Mirim. O próximo passo será a elaboração da Cartilha da Cidadania pelos próprios integrantes do Jovem Cidadão”, destaca.

O ato também contou com a presença das professoras Andreza Zabot e Alexandra Grosseli Oro, coordenadoras do projeto. No final, aconteceu uma confraternização no saguão da Casa da Cultura.