PROJETO JOVEM CIDADÃO FOI LANÇADO OFICIALMENTE EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA DE VEREADORES

por Câmara publicado 03/05/2022 19h55, última modificação 03/05/2022 19h55

Com o objetivo de oportunizar aos jovens vaninenses o exercício da cidadania, o projeto Jovem Cidadão, promovido pelos poderes Executivo e Legislativo de Vanini, com o apoio da E.E. Cônego Josué Bardin, foi lançado oficialmente na noite de segunda-feira (2).

A Sessão Solene de Posse dos 18 integrantes do projeto aconteceu em sessão da Câmara Municipal de Vereadores, no Plenário Helio José Oro, com a presença dos vereadores, do prefeito Flávio Gabriel da Silva, do vice-prefeito, Ereneu Bogoni, dos secretários municipais, de lideranças da comunidade e dos familiares. No primeiro momento, foram empossados os nove vereadores mirins: Aline Fioreli, Aiverson Pacheco, Iara Decesare, Júlia Deon, Kauan Gentillini, Keli Zonta, Kyara Ribeiro, Ricardo Benedetti e Samira Santos. O juramento e a posse foram coordenados pela presidente da Câmara de Vereadores Mirim, Júlia Deon.

Em seguida, o prefeito Flávio Gabriel da Silva e o vice-prefeito Ereneu Bogoni receberam o prefeito e a vice-prefeita mirins, Tiago Vicensi e Queren da Luz, ambos eleitos pelos colegas. O prefeito Tiago empossou os secretários mirins, que foram apadrinhados pelos secretários titulares de suas pastas. Assinaram o Termo de Posse os jovens Alex Decesare (Secretário Municipal da Agricultura), Bernardo Bonamigo (Secretário Municipal de Assistência Social), Daniele Zilioto (Secretária Municipal de Educação e Cultura), Jean Lucas Moras (Secretário Municipal de Obras), Samira Tibola (Secretária Municipal de Saúde), Thailhison Gonçalves (Secretário Municipal da Fazenda) e Vinícius Grando (Secretário Municipal da Administração). Após, pronunciaram-se a presidente Júlia e o prefeito Tiago, os quais agradeceram a oportunidade, prometeram dedicação e parabenizaram o prefeito Flávio, o presidente Ian e a coordenação da E.E. Cônego Josué Bardin pela organização do projeto.

O presidente Ian Brescansin, agradeceu a presença de todos e enalteceu a excelente participação dos jovens. “A minha palavra é de incentivo a cada um dos alunos. Aproveitem ao máximo esta oportunidade, com dedicação, participando de todas as atividades e sempre procurando aprender. O futuro do Município está nas mãos dos jovens e vocês terão a oportunidade de liderar a nossa comunidade. Proponham, discutam, escutem as pessoas e procurem entender como funciona o Poder Legislativo e o Poder Executivo. Quem sabe, já na próxima eleição, teremos alguns de vocês sentados nesta bancada como vereadores de Vanini”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Flávio Gabriel da Silva salientou a importância do projeto Jovem Cidadão para a comunidade, especialmente no fomento de lideranças. “Antigamente, surgiam muitas lideranças e, nos últimos anos, esse processo esfriou. Neste sentido, além de promover uma consciência cidadã nos jovens vaninenses, estamos buscando incentivar o surgimento de lideranças que possam conduzir o município em diferentes áreas de atuação nos próximos anos”, disse o prefeito, parabenizando, especialmente, os familiares por incentivarem a participação dos alunos no projeto.

Em nome das bancadas, pronunciaram-se os vereadores Adir Dagnese (PP) e Marineia Lusa (PSB). Após a Sessão Solene, os convidados foram recepcionados com um coquetel de confraternização.

O projeto segue sendo realizado ao longo do ano. As próximas atividades acontecerão no dia 10 de maio, às 14 horas, no Centro Administrativo, com o Encontro de Secretários, Prefeitos e Vice-Prefeitos, e no dia 9 de junho, também às 14 horas, no plenário Helio José Oro, com a palestra “As atribuições e limitações dos Poderes Executivo e Legislativo”, que será ministrada pelo prefeito Flávio e pelo presidente Ian.