CÂMARA DE VANINI REALIZARÁ SESSÃO SOLENE MIRIM NA SEGUNDA-FEIRA

por Câmara publicado 27/04/2022 21h40, última modificação 28/04/2022 09h58

A Câmara de Vereadores de Vanini realizará, na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, no Plenário Hélio José Oro, a Sessão Solene de posse dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais mirins. A atividade faz parte do projeto Jovem Cidadão, que é realizado pela Prefeitura e Câmara de Vereadores, em parceria com a Escola Estadual Cônego Josué Bardin.

A sessão será similar à realizada pelo Poder Legislativo no início de cada gestão, quando são empossados os candidatos eleitos pela população. “No entanto, como se trata de um projeto, haverá algumas diferenças. Por exemplo, a eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo já foi realizada previamente e a posse dos secretários, que é um ato do Executivo, será feita na Sessão”, afirma o jornalista Jair Pedroso, coordenador do projeto, juntamente com as professoras Andreza Zabot e Alexandra Grosseli Oro.

Na manhã de terça-feira, dia 26, na E.E. Cônego Josué Bardin, aconteceu uma reunião com os integrantes do projeto, com o objetivo de divulgar o cronograma das atividades que serão desenvolvidas nos meses de maio e junho. Na oportunidade, também foi eleita a Mesa Diretora, integrada pelas vereadoras mirins: Júlia Deon (Presidente), Iara Decesare (Vice-Presidente) e Aline Fioreli (Secretária). Além da Sessão Solene, no mês de maio, acontecerá um encontro entre os Secretários Municipais, o prefeito Flávio Gabriel da Silva e o vice-prefeito Ereneu Bogoni e os integrantes do Poder Executivo Mirim.

O presidente do Poder Legislativo, Ian Brescansin, ressalta a importância do projeto em criar uma consciência cidadã no jovem. “A política precisa de renovação e, quanto mais cedo o jovem se interessar por ela, mais fácil será a formação de jovens lideranças”, afirma o parlamentar, que é o mais jovem presidente de Câmara Municipal de Vereadores do Rio Grande do Sul.